segunda-feira, 30 de junho de 2008

Troque um corretor por um amigo

Sim, procurar imóveis é muuuuuito chato. Tem o lado legal porque tudo sempre tem, a idéia do novo, de mudar, de ir para algum lugar mais legal, mas procurar imóveis com corretor é de verdade um porre, principalmente quando eles não são sinceros, daí a paciência entra em parafuso.Situações que já vivi, para que você fique atenta às pilantragens, antes de comprar ou alugar um imóvel:

Você: Nossa, esse apartamento não é tão iluminado assim, olha, nessa cozinha não bate luz…Corretor: Ah, é só quebrar essa parede!!
Que fazer? Pense que cada mini reforma é no mínimo 5 mil reais para desembolsar. E não é toda parede que pode ser quebrada, você tem que se informar sobre onde fica a coluna do prédio e se vale a pena mudar a planta original do apê..

Você: É, essa fiação precisa ser trocada, o apartamento é bem antigo, hein? De que ano é?Corretor: Não é tão velho não, é de 1980. Mas nããão, o síndico disse que trocou toda fiação e encanamento do prédio!
Que fazer? Nesse caso, corra atrás do síndico para ouvir a versão dele ou peça uma comprovação de que realmente houve reforma no apartamento e de que ano é o prédio. Inclusive para saber quanto pagará de IPTU e condomínio e se há reformas previstas. Descobri que o prédio era de 1972 e, verdade, tinha sido trocada toda fiação e encanamento do prédio em geral, mas não do apartamento em si.

Você: Humm, esse apartamento não é assim tão perto do metrô…
Corretor: Que isso!!! O metrô são 7 quarteirões daqui, é perto!
O que fazer? Reconsidere: na região da Rebouças, 7 quarteirões nunca são perto, a menos que você se disponha a andar até o Ibirapuera e voltar.

Você: Quantos m2 tem esse apartamento? - Imaginando pelos seus cálculos que deve ter uns 75 m2, no máximo.
Corretor: 90 m2!!!
O que fazer? Certifique-se sempre da metragem, consultando o síndico ou zelador, de preferência sem a presença do corretor, eles se intrometem e muitas vezes subornam os zeladores. Aproveite para perguntar sobre os últimos moradores e a vizinhança e, claro, o motivo da venda ou da disponibilidade do aluguel.

Você: É, o outro apartamento que eu vi era melhor do que esse.
Corretor: Mas esse apartamento é ótimo, você NÃO VAI ENCONTRAR com esse preço e nessa localização algo desse jeito.
O que fazer? Confie em você e em sua intuição, não se deixe abalar pelas ameaças, adjetivos e argumentos dos corretores. Nessas horas, eles não têm coração. De 10, encontrei 1 corretora realmente bacana e honesta. O resto foi péssimo e frustrante.

A dica blaster é confiar nos amigos para encontrar possibilidades de prédios e apês bacanas para ver. Converse com o maior número possível deles, são as melhores pessoas para indicar algo realmente bom para você, porque conhecem o seu gosto e, olhando um prédio e um apê, já vão saber se fará o seu gênero ou não. E você vai ganhar tempo nisso.

Quando encontrar o lugar dos seus sonhos, seu coração vai bater muito forte. Então é hora de atazanar o zelador e o síndico do prédio e fazerem contar tuuudo para você. E, lógico, de preferência, tente sempre contatar diretamente o proprietário.

Nenhum comentário: