sábado, 25 de outubro de 2008

ERGONOMIA
















A Ergonomia é uma adaptação do trabalho ao homem. Conhecida também como fatores humanos, está totalmente relacionada com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas, aplicando teoria, princípios, dados e métodos para projetar, priorizando o bem estar humano e o desempenho de um sistema. Visando integrar a saúde, a segurança e o bem estar do indivíduo. A Ergonomia está presente em tudo o que envolve as pessoas. Existe também uma associação que promove esses estudos, é a ABERGO, Associação Brasileira de Ergonomia ( http://www.abergo.org.br/ ).

Algumas dicas de Ergonomia:

Iluminação - Para evitar reflexos, as superfícies de trabalho, paredes e pisos, devem ser foscas. Evite posicionar o computador perto de janelas e use luminárias com proteção adequada.

Cores - Equilibre as luminâncias usando cores suaves em tons mate। Os coeficientes de reflexão das superfícies do ambiente, devem estar em torno de:

80% para o Teto;
15 a 20% para o Piso;
60% para a Parede (parte alta);
40% para as Divisórias, para a Parede (parte baixa) e para o Mobiliário.

Temperatura - Como regra geral, temperaturas confortáveis, para ambientes informatizados, são entre 20 e 22 graus centígrados, no inverno e entre 25 e 26 graus centígrados no verão (com níveis de umidade entre 40 a 60%).

Acústica - É recomendável para ambientes de trabalho em que exista solicitação intelectual e atenção constantes, índices de pressão sonora inferiores à 65 dB(A). Por esse motivo recomenda-se o adequado tratamento do teto e paredes, através de materiais acústicos e a adoção de divisórias especiais.

Humanização do ambiente - Sempre que possível humanize o ambiente (plantas, quadros e quando possível som ambiente). Estimule a convivência social entre os funcionários. Muitas empresas que estão adotando políticas neste sentido vêm obtendo um aumento significativo de produtividade. Lembre-se que o processo de socialização é muito importante para a saúde psíquica de quem irá trabalhar nele.

Encontre mais sobre ergonomia aqui: http://www.quadravirtual.com.br/notasOutros3.htm

Nenhum comentário: