terça-feira, 9 de setembro de 2008

Como montar seu escritório em casa

Trabalhar em casa se tornou uma boa opção para muitas pessoas, até porque você pode desfrutar mais tempo com a família. O escritório em casa passou a ser tão importante que os profissionais, ao criarem um projeto, já reservam um espaço para ele. Não e simplesmente colocar seu computador e sua impressora em qualquer canto da casa. Organização e espaço definido são fundamentais. Transformar qualquer cômodo da casa em escritório requer um bom planejamento. O primeiro passo é definir qual parte da casa será utilizado como escritório. Você pode usar o quarto de empregada, a sala de televisão ou até mesmo reservar um cantinho de sua sala. Os profissionais não recomendam que se utilize o quarto de dormir, para não interferir na produtividade, nem no descanso.


Se morar em casa, é importante que o escritório tenha uma entrada independente. Caso seja apartamento, é aconselhável montá-lo perto de um lavabo e longe da cozinha. Atenção também nos móveis que serão utilizados. Têm que ser adequados, por exemplo: as cadeiras devem ter regulagem de altura e profundidade no encosto e nos braços. A mesa deve possuir espaço suficiente para apoiar o antebraço enquanto se digita. Entra aí a questão da ergonomia, assunto do qual já falamos.
"Beleza e ergonomia: de olho nesta parceria."

Se você é um daqueles que prefere não deixar a bagunça em cima da mesa, uma boa opção é a verticalização do espaço com acessórios. As chapas moduláveis, encontradas nas principais lojas de móveis para escritório do país, são modernas e práticas, dividem e organizam o espaço e vêm acompanhadas de acessórios como porta-disquetes, porta-canetas, porta-pastas suspensas, porta-CPU, bandejas, entre outros itens.

O decorador Ricardo Cintra, da M&C Oficina de Projetos, recentemente transformou um quarto de empregada em escritório. Para isso, ele e sua equipe fecharam a porta que dava para a lavanderia. Abriram uma porta para o living, próxima à entrada, facilitando desta forma, o acesso ao escritório, sem ter que passar por outras áreas do apartamento. Foram colocadas duas portas iguais, do tipo "camarão", adquiridas na Rua do Gasômetro, por um preço bem convidativo. As grades acima das portas foram reaproveitadas do apartamento anterior.

Você pode também aproveitar um cantinho da sua sala de TV e colocar um móvel de rodízios, que aloje o computador, o teclado, a impressora, a CPU e o telefone. Mas o interessante é que estes aparelhos não precisam ficar à vista. Este móvel pode ficar escondido dentro de um armário.

Acompanhe as dicas que as arquitetas Fernanda S. Dabbur e Flávia Labrador fornecem para quem está pensando em montar um escritório em casa.

· A MESA: Caso o espaço seja reduzido, opte por uma bancada colocada na parede, pois melhora muito a circulação do ambiente. Para comportar o computador e o teclado, são necessários 70 cm de profundidade. Utilizando um suporte de teclado móvel (com 70 cm de largura), pode-se reduzir para 60 cm a profundidade da bancada. Não se esqueça de posicionar a bancada/mesa de forma que o computador fique contra o sol. Cuidado com as janelas que abrem para dentro.

· GAVETEIROS: O gaveteiro de rodízios é sempre uma boa opção, já que serve como apoio adicional se não for possível ter uma extensão lateral para a bancada. Pelo menos uma gaveta para pastas suspensas ajuda muito na organização de papéis/documentos e duas gavetas rasas para guardar material de escritório.

· PRATELEIRAS: A profundidade não precisa ultrapassar 32 cm. Se possível, alturas entre as prateleiras de 28 a 38 cm, podendo ser variáveis.

Não esqueça que é interessante ter em seu escritório um painel para recados e lembretes, que são encontrados nos mais diversos tipos de material. Cuidado com a acústica - lugares barulhentos não favorecem a concentração! E lembre-se: cores como branco com azul e/ou verde pistache favorecem a concentração.

Fonte: site www.imovelweb.com.br

Nenhum comentário: