terça-feira, 9 de setembro de 2008

Como projetar uma despensa de cozinha

Uma despensa de cozinha organizada com sucesso segue os mesmos princípios de todas as outras áreas de sua casa que precisam ser organizadas. Todas enfrentam o mesmo problema: o espaço disponível não é suficiente para a quantidade de coisas que precisam ser guardadas. Os elementos de uma despensa de cozinha precisam ser dispostos de acordo com um sistema de organização e pelo tamanho do espaço que eles ocupam. Por exemplo, quando produtos enlatados são estocados de qualquer jeito em uma prateleira, não é de se admirar que não se consiga manter os seus rótulos. A despensa precisa ser organizada para que ao final sejam criadas outras seções menores de espaço. Isto manterá todos os itens de uma despensa mais visíveis, acessíveis e controlados.

Os itens podem ser guardados separadamente: sopas separadas das caixas de cereais, condimentos separados das massas e assim por diante. Cada categoria distinta pode ser tratada como um grupo separado. Você pode tentar colocar os itens nas prateleiras em ordem alfabética: todos os aperitivos em uma ponta, terminando com os vegetais na ponta oposta.

Uma vez organizados os itens, existem muitas opções diferentes no mercado para armazená-los.

Gavetas cestos: esses tipos de cestos economizam espaço e podem guardar muitos itens. O fundo dos cestos pode ser forrado com papelão ou madeira compensada para ter uma superfície plana. A gaveta deslizante é útil para produtos volumosos ou embalados em sacos como as massas ou as batatas fritas. Cestos rasos e menores são melhores para frascos menores de condimentos ou especiarias.

Caixas empilháveis: considere a possibilidade de adicionar algumas caixas empilháveis na despensa, mas elas são aconselháveis somente para armazenar aqueles produtos volumosos como batata ou feijão. Estas caixas são uma boa alternativa para utilizar o espaço da despensa. Unidades empilhadas na prateleira podem também abrir espaço na despensa. Se você tiver espaço suficiente no formato correto, o piso da despensa pode também ser o ponto perfeito para um centro de reciclagem ou para uma adega em miniatura.

Prateleiras e compartimentos: uma variação inovadora é o uso do canto para prateleiras. Como em qualquer armário, o canto não é muito útil, mas neste caso a prateleira transforma o canto em um lugar produtivo e espaçoso para muitos itens. Isto duplicará o espaço útil na prateleira e fará desse espaço uma área de armazenagem mais fácil e funcional.

Despensas, como áreas de serviço, sempre oferecem uma dupla utilidade na eterna procura por espaço para armazenagem. Existem várias formas e maneiras de fazer com que esta extra função seja efetuada de maneira eficiente. Alguns compartimentos são práticos por serem justos e compactos e ficam ótimos na parede, dentro de um gabinete ou debaixo de uma prateleira da despensa. Pesquise a ampla variedade de compartimentos que estão disponíveis e decida se algum deles supre as suas necessidades.

A despensa também é muitas vezes o lugar que resta para pratarias, porcelanas ou taças. O espaço da despensa pode conservar esses itens se você usar vários tipos de compartimentos disponíveis. Também é possível que a despensa forneça uma área para armazenagem de produtos de limpeza. Se for o caso, um gabinete portátil é um exemplo de qualidade no uso eficiente e efetivo do espaço.

E se você não tiver nenhuma despensa? Você pode criar sua própria despensa comprando um modelo com base no chão ou improvisando com um gabinete que você já tenha.

Embora muitos itens possam competir para um espaço na prateleira, você pode acomodar todos por meio de um planejamento sensato e uma acomodação criteriosa. Manter uma despensa limpa é simples, quando você sabe quais recipientes aproveitar e a extensão das opções de armazenamento disponíveis para você.

Publications International, Ltd.

Nenhum comentário: