terça-feira, 9 de setembro de 2008

Mármore: beleza e durabilidade para o seu lar

Material nobre, utilizado para realçar efeitos arquitetônicos e decorativos, o mármore simboliza opulência e poder. Pedra calcárea, extraída da natureza, pode ser encontrada em infinitos padrões de veios e cores. E por ser natural, cada pequeno pedaço de mármore tem um desenho único. Está presente em monumentos, grandes empreendimentos, obras de patrimônio histórico e religioso, sendo um material adequado para revestir paredes e pisos, criar esculturas ou como acessório utilitário e decorativo, assim como se aplica perfeitamente como elemento de sustentação e de estrutura.
A variedade de mármores nos oferece cores e texturas raras. Porém, seu alto custo propiciou a busca de alternativas mais econômicas, que permitissem o acesso aos efeitos marmorizados, com custos menores. A técnica da pintura imitando mármore, ou corretamente conceituada como “marmorização”, reproduz a aparência das mais variadas pedras naturais, assim como estimula o prazer da criação e do trabalho artesanal.

Uma das técnicas utilizadas é a “marmorização com glaze”. O glaze é uma solução transparente que nos possibilita modificar a aparência das superfícies, com resultados mais imediatos e próximos das características do mármore.

· O Mármore necessita de alguns cuidados especiais na hora da colocação. Os materiais usados são: cimento, cimento cola ou cimento branco, preferencialmente em mármore claro, tanto nacional como importado. Para o rejunte usar cimento branco ou pó xadrez, é claro seguindo a tonalidade do material. Para a limpeza após o assentamento utilizar esponja de aço grossa e pano de estopa. Depois de lavado e seco, pode-se aplicar cera de polir carro para realçar o brilho, mas essa aplicação não pode ser feita constantemente.

· A areia utilizada na colocação deve ser peneirada, para evitar pequenos fragmentos de ferro que podem causar a oxidação do material.

· Materiais veiados devem estar dispostos no mesmo sentido dos veios, para que se obtenha um melhor resultado.

· Contrate sempre bons colocadores para o assentamento do material, pois trata-se de um material nobre e muito bonito, desde que se estabeleça certas condições de aplicação.

· Recomenda-se, após o assentamento do material, no caso de pisos, a colocação de uma manta de gesso sobre o piso, para evitar danos em geral que podem ser causados durante a obra.

Fontes: www.marmoaria.com.br e www.cabrini.com.br.

Nenhum comentário: