terça-feira, 9 de setembro de 2008

O básico da madeira para móveis

Quase qualquer tipo de madeira pode ser utilizada para a fabricação de móveis, mas algumas são preferidas por sua beleza, durabilidade e utilidade. Antes de 1900, a maioria dos móveis era feita das seguintes madeiras: nogueira, carvalho, mogno, pau-rosa, de árvores frutíferas, compensados e marchetados. A mobília americana colonial, de acordo com a disponibilidade local, era feita de bordo, carvalho, nogueira, bétula, cerejeira e pinho. As madeiras favoritas para móveis estavam sempre disponíveis. Madeiras menos atraentes ou duráveis eram usadas somente para as partes do interior de uma peça. Por essa razão, quase sempre vale a pena restaurar móveis feitos antes desse período.

Como as madeiras favoritas tornaram-se caras, escassas e raras, os móveis passaram a ser feitos com madeiras mais abundantes. Hoje, a maioria dos móveis é feita de freixo, pinho, resina e álamo. Pinho, abeto e outras madeiras mais baratas são usadas para as partes interiores. As madeiras raras são usadas somente para móveis muito bons e são freqüentemente usadas junto com as madeiras mais baratas.

Ser capaz de identificar o tipo de madeira usado em sua mobília pode ajudá-lo a determinar seu real valor. A identificação da madeira pode, às vezes, ser o fator decisivo no momento de decidir se vale a pena restaurar uma peça ou jogá-la fora. Há uma boa chance de que uma cômoda velha, por exemplo, tenha sido feita com o que hoje é considerada uma madeira rara. Neste artigo, mostraremos como examinar uma peça de mobília e quais detalhes ou marcas de identificação são usadas para definir o tipo de madeira que foi usada para fazê-la. Será útil conhecer as características básicas de todas as madeiras, como solidez, textura e cor.

Características da madeira

Solidez: o modo mais simples de descrever uma madeira é dizer se ela é dura ou macia, mas essa descrição pode ser ilusória (nem todas as madeiras duras são duras, nem todas as madeiras macias são macias). A classificação dura/macia é botânica - madeiras duras são árvores de flores; as macias são coníferas. Há alguns casos de madeiras macias que são mais duras que as madeiras duras.

Em geral, madeiras duras são mais valiosas do que as madeiras macias, porque são raras. Mas não é sempre assim - resina, por exemplo, é uma madeira dura que compete em preço com as macias. Um modo mais prático de identificar a madeira é por sua textura e cor.

Textura e cor: a estrutura da célula de uma árvore determina sua textura. Madeiras duras têm células tubulares chamadas veios, visíveis como poros na madeira. Se as células são grandes, a textura da madeira é ligeiramente áspera ou aberta; um material para preencher pode ser necessário para amaciar a superfície. Se as células são pequenas, a textura é macia; estas madeiras, descritas como de textura fechada, não precisam de preenchimento. Carvalho, nogueira, freixo, mogno, pau-rosa e teca são madeiras de textura aberta; faia, bétula, bordo, cerejeira, acetinada, resina e álamo são de textura fechada. Madeiras macias não têm células com veios, mas podem ser consideradas de estrutura fechada.

Todas as árvores têm anéis de crescimento, feitos das células formadas durante a estação de crescimento do ano. Os tipos e organização das células determinam o tipo de madeira . Há madeiras com textura baixa e claramente definida; há texturas retas, listradas, em espiral, em ondas ou com efeito de caracóis, ondulações, olhos e manchas. Há cores que vão do branco e do amarelo pálido ao vermelho, roxo e preto. Toda espécie tem sua textura e cor particulares e, apesar de variarem de árvore para árvore, essas características podem quase sempre ser usadas para identificar a madeira.

Madeiras para móveis são escolhidas e avaliadas pelo tipo de textura e cor. Madeiras duras normalmente têm uma textura mais rica e fina do que as macias, mas há texturas ricas de todas as cores e padrões. Madeiras com padrões muito distintos são normalmente mais valiosas do que as madeiras com padrões baixos ou indistintos e as madeiras com textura mais fraca são freqüentemente manchadas para ganhar personalidade. É por isso que o antigo acabamento deve ser completamente removido antes de se dizer com certeza com que tipo de madeira uma peça de mobília foi feita.

Como identificar a madeira

Como identificar o tipo de madeira usado em seu móvel? Isso pode parecer difícil a princípio, mas fica mais fácil quando você adquire experiência. Com prática, é possível reconhecer vários tipos de madeira pelo cheiro e pelo toque, bem como pela cor e pela textura. Você deveria analisar as seguintes questões:

* Considerar a peça da mobília - quantos anos tem e qual o seu estilo? Alguns tipos de mobília são feitos com madeiras específicas - freixo, por exemplo, é largamente usada - e a maioria dos móveis novos é feito de madeiras não usadas em móveis antigos.

* Olhar a cor - apesar da cor variar consideravelmente de uma árvore para outra, seu tom é razoavelmente constante dentro da espécie; a intensidade da cor pode mudar, mas não a qualidade. Algumas madeiras têm características de cores bem distintas - o álamo, por exemplo, é a única madeira com coloração verde e o rosa-pau pode ser roxo escuro.

* Olhar a textura - a madeira tem textura aberta ou fechada? Os poros são distribuídos por igual ou estão concentrados nos anéis de crescimento? A textura é reta ou ondulada, manchada ou em curvas?

Agora que você olhou o móvel de perto, deve notar que ele é feito de compensado (finas camadas de madeira) ou de uma combinação de madeiras. Ambas são práticas comuns na fabricação de móveis.

Compensados e marchetados: como madeiras raras são escassas e sempre foram mais caras do que as outras madeiras, muitos tipos de móveis, novos ou antigos, são feitos com compensado - uma fina camada de madeira colada a uma base de madeira mais barata ou madeira compensada. Em móveis antigos, compensados e marchetados de madeiras raras eram freqüentemente usados para formar desenhos ou efeitos especiais; madeiras exóticas eram muito apreciadas. Em móveis modernos, compensados são usados onde madeira sólida não existe ou é muito cara. Madeiras diferentes são usadas em compensados e marchetados.

Alguns compensados são cortados do toco das árvores, onde a textura é mais interessante; alguns são cortados num determinado ângulo a fim de produzir um padrão particular. Alguns padrões de texturas altamente valorizados, como a figura de olho de pássaro no bordo e os padrões de nós, são resultado de crescimento irregular. Algumas madeiras compensadas, como as madeiras com nós, não são usadas para construções sólidas porque a madeira não é forte o suficiente. Ébano, ao contrário, é usado em compensados porque é muito pesado para ser usado sozinho.

Os compensados são frágeis e podem ser danificados por técnicas de acabamento. São comuns em móveis modernos. Examine bem seu móvel antes de começar a trabalhar com ele. Qualquer madeira com muitos desenhos é provavelmente compensado. Nem sempre é óbvio o que é compensado e o que não é. Às vezes, o compensado é visível da superfície da madeira, uma fina camada colada na base da madeira. Se você não pode ver uma junção na superfície, examine uma área sem acabamento sob a peça. Se a madeira sem acabamento parece igual à superfície com acabamento, a peça é provavelmente de madeira sólida. Se há uma diferença considerável, provavelmente é compensado.

Nenhum comentário: