terça-feira, 9 de setembro de 2008

Dicas para iniciar reforma em seu apartamento

Para que o entusiasmo da reforma não se transforme em desespero é aconselhável seguir alguns passos. O ponta pé inicial para qualquer tipo de obra, seja em apenas um cômodo ou no apartamento todo, é um bem elaborado e detalhado projeto, especificando o tipo de material usado, a quantidade e o tempo de serviço, o que dificulta mudanças no cronograma e no orçamento.

"O projeto é o cronograma físico e financeiro da obra, daí a importância de ser muito bem elaborado", avisa a arquiteta Marisa Haddad que trabalha também com coordenação de obras. "Muitas vezes não temos acesso à planta do apartamento e mesmo com tudo planejado ainda enfrentamos imprevistos", completa.

Imprevistos também podem ocorrer em conseqüência das regras do condomínio. "Geralmente temos que seguir horários pré-estabelecidos, portanto a organização numa obra em apartamento é ainda maior", alerta a arquiteta. No caso de reforma de banheiros por exemplo, é praticamente impossível deixar de trocar a parte hidráulica do apartamento, principalmente nos prédios mais antigos. Nesses casos, é preciso fechar todo o sistema de água do condomínio o que implica em autorização do síndico e aviso a todos os moradores. "Normalmente, a troca da tubulação hidráulica é rápida, mas causa certo desconforto para os vizinhos", diz Marisa.

A limpeza é outro item de cuidado, já que nos apartamentos, todo o entulho deve ser ensacado antes de levado para a garagem e para a caçamba, além da reforma deixar o local imundo. A dica é estar sempre limpando a área, não deixando a sujeira acumular, principalmente se o apartamento estiver ocupado, pois a convivência com a poeira, pelo menos no período de demolição, é terrível, e acaba "invadindo" todo o apartamento.

"No começo todos estão super animados com as reformas, logo depois, não vêem a hora de acabar. É quando começa o stress", aponta Marisa. Por isso é importante estar consciente do tamanho da reforma e o que ela representa para o dia-a-dia dos moradores. O orçamento da obra deve ser levado em conta, tanto quanto a mão-de-obra quanto aos materiais usados. "Existem cerâmicas que variam de R$5 a R$ 300. O importante é que a reforma esteja dentro dos padrões de cada um, nunca esquecendo-se da qualidade, para evitar uma interrupção no projeto", comenta a decoradora. Ela explica que muitas vezes o cliente procura seguir modelos de revistas e novelas, o que nem sempre combina com o tamanho ou mesmo estilo do apartamento nem com o bolso do proprietário. Nesses casos o segredo é adaptar o desejo do cliente com a realidade por meio de soluções simples e funcionais com bom gosto e bom senso.

1- Tentar obter a planta original do apartamento (planta elétrica e hidráulica).
2- Conhecer as regras do condomínio e adequar-se a elas (horários, providenciar caçamba, falar com o síndico).
3- Projeto detalhado e adequado às necessidades e economias
4- Compra do material que pode se estocado (como no caso do usado no acabamento). Cuidado com a compra de cimento, por exemplo, que pode estragar.
5- Mão-de-obra qualificada (de empresas, pessoais ou mesmo utilizada pelo arquiteto). Lembre-se o arquiteto deve acompanhar o andamento da obra.
6- Limpeza e organização na obra (evitando que a casa fique inabitável, o que às vezes, dependendo do tamanho da reforma, é inevitável). O ideal é sair do apartamento nesse período.
7- Tenha em mente que o apartamento da revista pode não ser o seu.
8- Não desanime.

Fonte: imovelweb.com.br

Nenhum comentário: