terça-feira, 9 de setembro de 2008

Dicas para a colocação de papel de parede

Largamente utilizado na Europa e nos Estados Unidos, o papel de parede é um revestimento de fácil aplicação. Com uma durabilidade muito superior à pintura convencional, é um produto que garante um ar mais aconchegante aos ambientes.

Além disso, os papéis de parede ainda têm como vantagem o fato de serem antialérgicos - sua cola é feita à base de água - e muito mais práticos para se limpar e conservar. Sua aplicação não requer a contratação de mão-de-obra especializada.

Os materiais básicos para a colocação dos papéis de parede são: metro, tesoura, lápis, estilete, cola, broxa retangular, espátula plástica e régua. Antes de começar a aplicação, o primeiro passo é calcular a quantidade de rolos de papel que serão utilizados.

Em caso de paredes pintadas, limpe a parede com uma solução de água sanitária, misturada com água na proporção 1:1. Depois disso, passe pano úmido e espere secar. Lixe a parede com lixa fina para aumentar a aderência do papel.

Na substituição do papel antigo, umedeça o mesmo com água quente e sabão neutro. Espere alguns minutos para que a água seja absorvida e, com uma espátula, retire o papel sem danificar a massa da parede.

Ao iniciar a colocação do papel de parede, meça a altura da superfície, a partir da borda de uma porta, de uma janela ou algum outro ângulo. Não se esqueça de deixar, sempre, uma sobra de papel de pelo menos seis centímetros, para ajustes.

Utilize uma mesa ou forre o chão para recortar as tiras do papel com uma tesoura. Passe cola no verso do papel, centralizando e espalhando-a para as bordas com uma broxa retangular. Depois, dobre as pontas para dentro (cola com cola).

Em seguida, desdobre uma das partes e alinhe o papel na parede. Deixe sobras de três centímetros para cima e para baixo, para corte posterior. Durante a colagem, use espátula plástica para eliminar bolhas de ar - movimente-a de cima para baixo e do centro para as bordas.

Depois disso, desdobre a segunda parte e repita os procedimentos anteriores. Faça isso até que a parede esteja coberta com o papel. Tenha sempre um rolo de papel complementar para cobrir possíveis erros durante a aplicação.

Ao deparar com tomadas e interruptores, deixe o papel passar por cima da caixa, faça um corte em cruz na frente, abra as partes cortadas e arremate cortando em volta da caixa, com estilete. Finalmente, retire o excesso de cola utilizando uma esponja úmida.

Fonte: www.imovelweb.com.br

Nenhum comentário: