terça-feira, 9 de setembro de 2008

Palha e sisal

o rústico sofisticado

Com tramas e tonalidades variadas, as fibras naturais perdem o emblema de exóticas e alternativas, quando eram usadas somente em casas de praia. Hoje elas ganharam status e se tornaram uma excelente e criativa opção para revestir pisos e paredes.

As palhas naturais, tingidas ou alvejadas, são adequadas para forrar tetos e paredes, enquanto o rústico sisal muitas vezes substitui com muito charme o carpete, ao cobrir pisos e rodapés. Alguns decoradores elegeram esses materiais como elementos fundamentais na arquitetura de interiores do novo milênio.

É possível criar tetos com simples esteiras de palhas olho d'água, aplicadas ao gesso com cola de sapateiro. As emendas podem ser arrematadas com bambus. Para tetos de gesso, qualquer arremate deve ser afixado com buchas especiais, que penetrem no gesso sem estragá-lo.

Para revestir as paredes com palha é preciso que elas estejam com as superfícies lisas e sem umidade. Qualquer infiltração de água pode acelerar o desgaste das fibras.

As palhas especiais podem ser encontradas com fios de algodão ou seda. Alguns decoradores colam essa palha em um tecido de algodão, antes de usá-la como revestimento de estofados. Esse recurso também pode ser usado na forração de paredes, para evitar o contato direto da palha com a cola.

As palhas importadas apresentam melhor qualidade e recebem o mesmo acabamento dos papéis de parede. Podem ser aplicadas por qualquer especialista na colocação desse tipo de revestimento. Como os papéis, requer superfícies planas.

Também é forte a presença do sisal no revestimento de pisos. A fibra é aplicada da mesma forma que um carpete, podendo cobrir madeira e até revestir o contrapiso, desde que esteja impermeabilizado.

Originário da Agave, árvore bastante comum no nordeste brasileiro, o sisal tem um tramado rústico, que pode ser tingido de diversas cores. Material natural, não inclui produtos químicos na sua manipulação. Combina com todo tipo de ambiente, dos mais formais até o despojado. O rústico chique decola como a tendência do início do milênio.

Nenhum comentário: