terça-feira, 9 de setembro de 2008

Madeiras de móveis comuns

Freixo: é uma madeira dura e resistente, conhecida por sua excelente maleabilidade; é usada para partes curvas que requerem força máxima. Compensados de freixo também são comuns. São encontradas nas cores branco creme ou acinzentado com um leve tom de castanho ou marrom escuro avermelhado. O preço é moderado.

Beech
Faia

Tilia
Tília

Tília: é uma madeira comum, freqüentemente usada em combinação com madeiras raras como nogueira ou mogno. Sua cor varia do branco creme ao marrom creme ou avermelhado, com raios largos e às vezes linhas ligeiramente escuras. A textura é reta e nivelada. Tília tem textura fechada, com poros bem pequenos. Seu preço é baixo.

Faia: é outra madeira dura que se curva com facilidade, mas não é tão atraente quanto o freixo. É freqüentemente usada com outras madeiras mais caras, em partes não aparentes - pernas de cadeiras e mesas, fundos de gavetas, laterais e partes traseiras de armários. Aceita bem um tingimento e frequentemente é tingida para parecer com mogno, bordo ou cerejeira. É dura e pesada e é difícil trabalhá-la com ferramentas manuais. Encontrada a preços baixos.

O preço é moderado.
Nogueira Branca

Bétula Amarela
Bétula Amarela

Bétula (bétula amarela): madeira dura comum, usada em todos os aspectos da fabricação de móveis. A madeira é marrom levemente amarelada, muito parecida com a cor e a textura do bordo. A textura é bastante agradável. A bétula tem textura fechada. O preço é um pouco mais alto.

Nogueira branca: esta madeira dura, é similar à nogueira de muitas maneiras. A madeira é marrom clara, com eventuais linhas escuras ou avermelhadas. A textura é pronunciada e frondosa. Tem textura áspera, com poros visivelmente abertos e é normalmente preenchida; agüenta bem o tingimento e freqüentemente isso é feito para que pareça com a nogueira escura. A madeira é leve e fácil de ser trabalhada com ferramentas manuais. Seu preço é um pouco mais alto.

Cerejeira
Cerejeira

Tilia
Cedar
Cerejeira: é uma das madeiras duras mais valiosas, é usada em mobiliário fino e armários. Sua cor varia do marrom claro ao marrom escuro avermelhado e possui textura bem atraente e distinta, frequentemente com manchas definidas. A cerejeira tem textura fechada e não precisa de preenchimento. Um leve tingimento às vezes é usado para acentuar a cor. A cerejeira é difícil de ser trabalhada com ferramentas manuais. Seu preço é moderado.

Gum
Resina

Elm
Olmo

Olmo: esta madeira dura tem ótima curvatura; é usada em todos os tipos de móveis e especialmente em móveis com curvaturas. O olmo vai do marrom escuro, muitas vezes com linhas vermelhas; possui textura distinta. O olmo pedregoso tem áreas contrastantes claras e escuras. Como a doença do olmo holandês destruiu muitas árvores, tornou-se uma madeira rara e difícil de ser encontrada. É cara.

Resina (resina doce, resina vermelha): esta madeira dura é freqüentemente usada em compensados ou em combinação com madeiras raras; também é usada em móveis de preço moderado. A resina é marrom com um toque avermelhado; às vezes possui linhas mais escuras. O preço é de moderado a baixo.



Teca: é uma das madeiras duras usada em mobiliário, tradicionalmente em peças sólidas e compensados. Varia do amarelo ouro ao marrom escuro, com linhas claras e escuras. É muito cara.

Publications International, Ltd.

Nenhum comentário: