terça-feira, 9 de setembro de 2008

Sua casa tem que ter a sua cara, não é mesmo?

O ambiente em que se vive acaba influenciando no comportamento das pessoas. Estudos comprovam que o ambiente interfere na saúde , no humor e na produtividade. Por isso o lugar além de conforto, deve oferecer também harmonia. Pintar paredes, trocar móveis e acessórios são boas opções. Não hesite em usar cores fortes: o berinjela, por exemplo, equilibra a decoração e ao mesmo tempo dá vivacidade, podendo ser usado em xales, cortinas, almofadas e capas de cadeiras. Mas você pode também estar jogando estas cores nas paredes. Os tons de verde, como o verde-bambú e o laranja caem super bem, mesmo estando misturados com tons neutros, como o baunilha e o chocolate. O verde, quando misturado com o marfim, dá a sensação de amplitude aos ambientes.Estas cores atraem boas energias, por isso não só podem como devem estar em qualquer canto da casa. Você sabia que o kiwi, por, exemplo, traz saúde? Mas tome cuidado com os excessos. No caso do roxo, caso a pessoa esteja triste, se usado em excesso, poderá reforçar aquele estado de espírito.

Mas não é por isso que você vai deixar de usar o preto. Pode ser usado sim, desde que seja equilibrado com uma cor clara, ficando como uma sugestão, o branco. Fazer um mix com sofás, pufes e mesas de centro com estas cores poderá surtir um efeito bem legal. Neste caso, acessórios em tons fortes, como o vermelho e o laranja e peças em alumínio darão um toque especial, principalmente em móveis da sala de jantar e de estar.

Você poderá usar tons quentes também na cozinha. É claro que os tons claros são vistos como os ideais, já que passam uma idéia de limpeza e claridade. No entanto, nada impede que misture o cinza com o vermelho, por exemplo, que, em se tratando de cores vivas, estimulam o apetite e aguçam o paladar. Nos banheiros, a cor fica à critério do cliente, mas recomenda-se usar louças claras. Aí vai uma dica: use toalhas, plantas ou detalhes de acabamento verde, pois ali purifica-se o corpo e renovam-se as energias.

Para os ambientes com pouco espaço, os especialistas recomendam os tons claros, principalmente no teto. Muitas cores podem tornar o ambiente um tanto cansativo. O segredo para obter ambientes acolhedores é buscar o equilíbrio e a harmonia tanto nas cores quanto nos volumes, sabendo dosar cada escolha com bom senso e criatividade.

Entenda melhor das cores, segundo a cromoterapia:

AMARELO: aciona a capacidade intelectual, sendo indicada para os ambientes onde se pretende estimular a comunicação. Ajuda também a clarear as idéias e está associado à flexibilidade e à boa sorte. Aumenta o aconchego, principalmente em locais onde não há luz natural.

AZUL: tem função terapêutica equilibradora, por isso é muito indicado para quartos de crianças e adultos hiperativos, além de banheiros e lavabos. É a cor da purificação, a única capaz de desintegrar as energias negativas. Favorece a inspiração, a amabilidade, a paciência e a serenidade.

VIOLETA: repousante, deve ser utilizada, de preferência, em ambientes muito luminosos. Se usada em excesso, pode levar à dispersão, por isso o ideal é diluí-la com o branco, até conseguir um tom quase azulado. Estimula a intuição e a espiritualidade. Tem influência nas emoções e humores.

VERDE: traz às pessoas uma sensação de paz, portanto é indicada para todos os ambientes da casa. Representa esperança, abundância e equilíbrio. Tem o poder de desvendar mistérios.

BRANCO: representa a perfeição e o amor divino, estimulando a humildade e a imaginação criativa. Ótimo para qualquer ambiente, cria uma atmosfera de tranqüilidade, por isso não pode faltar. Mas é bom mesclá-lo com outras cores para não criar um ambiente frio e hostil.

VERMELHO: ajuda a levantar o ânimo, simboliza a aproximação e o encontro entre as pessoas, porém, muito cuidado: o exagero pode estimular reações agressivas. Quando diluído em branco, torna os ambientes agradáveis, fazendo com que as pessoas queiram passar muito tempo neles.

Fonte: imovelweb.com.br

Nenhum comentário: